Onde você fica mais bonita

Vida útil da Maquiagens

Vida útil da Maquiagens

Um dos alertas é em relação ao uso de maquiagem vencida, que pode causar desde infecções e inflamações na pele do rosto, até a transmissão de doenças mais sérias. Especialistas norte-americanas listaram a validade dos principais produtos que usamos para nos embelezar. Fique atenta!

O que acontece quando a maquiagem vence?

A consistência do produto muda: por exemplo, fica seca, empelotada e não fica homogênea na pele. Isso é verdade para todos os produtos, desde rímel até base e batom”, ensinou a dermatologista Hadley King à Women’s Health norte-americana.

Quanto tempo dura a maquiagem?

Os prazos aqui mencionados valem para produtos depois de abertos. Caso estejam fechados, siga a validade determinada pela empresa.

Base

base

Base vencida pode acumular bactérias

Aqui é mais no “olhômetro”: fique ligada no cheiro e na consistência do produto. Não é bom utilizar a mesma base por mais de um ano. Em geral, elas duram de seis a 12 meses e depois disso devem ser descartadas. A maquiadora recomenda aplicar a base sempre com uma esponja ou pincel, devidamente higienizados: além de espalhar o produto de forma mais homogênea, dando um efeito mais bonito, evita carregar bactérias presentes nos dedos e nas unhas para o rosto.

Rímel

Rímel

O cosmético vencido é um dos itens de maquiagem mais perigosos para a saúde

Nada de ficar usando aquela máscara seca, grossa e craquelada. É esse aspecto que mostra que ela já venceu e pode ter bactérias. Ao site Bustle, a maquiadora Clarissa Luna dá a dica de mexer o aplicador dentro do pote de forma circular, ao invés de colocar e tirar repetidamente, porque isso faz com que entre mais ar, danificando ainda mais o produto. Mesmo assim, em geral, as máscaras duram de dois a três meses, sendo um dos itens com menor prazo de validade.

Delineador

Delineador

Delineador seco e craquelado é sinal de que deve ser jogado fora

Os sinais de que o delineador deve ser jogado fora são os mesmos do rímel, segundo Hadley. O tempo de validade também é o mesmo: três meses. Clarissa aconselha nunca compartilhar esse tipo de produto, pois os olhos são portas abertas a infecções mais graves.

Lápis de olho, de boca ou de sobrancelha

Lápis de olho, de boca ou de sobrancelha

O lápis de olho deve ser constantemente higienizado

Chega a 12 meses, mas nunca deixe o lápis sem apontar durante muito tempo: os germes se acumulam na ponta e, ao usar o apontador, você arranca a camada contaminada. Clarissa diz que o certo é borrifar álcool no lápis antes de apontar.

Blush, sombra e pó compacto

Blush, sombra e pó compacto

Neste caso, depende muito mais dos resultados da maquiagem

Aqui, depende, se forem em pó ou líquidos, pastosos. A primeira versão de ambos os produtos pode ser usada sem problemas por até dois anos. Depois disso, passe a prestar atenção na aparência da sombra e do blush, e se ele está sendo eficaz para sua pele. Se notar que a sombra não “pega” mais no olho ou que o blush não espalha de forma homogênea, por exemplo, talvez seja o momento de descartar estes itens.

Batom

baton

Cheque se o cheiro e a aparência dos batons estão normais

Aparência “felpuda” ou cheiro ruim mostram que chegou a hora de você dar adeus àquele batom e jogá-lo no lixo. “Normalmente, este item dura de um ano a um ano e meio”, diz Hadley.

 

 

 

 

 

Author Info

grupoe2a

Comments ( 2 )

Post a Comment